quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Iniciação às lutas



Sendo considerada uma das mais antigas manifestações da cultura humana a luta foi difundida pelo mundo todo passando por modificações e evoluções de acordo com sua pratica.


Breve passagem histórica:

Existem registros que mostram a existência das lutas já na antiguidade como as dos seis garotos lutando em grupo numa cena em 2300 a.C. e torneios há mais de 1300 a.C. isso no Egito. O povo grego oficializou as lutas pra diversão publica, inclusive nos jogos olímpicos da antiguidade a maioria das estatuas são de lutadores. Já os romanos foram mais radicais a ponto de fazerem os competidores lutarem pela própria vida.
Na idade média já houve um avanço onde havia preparação de técnicas para os cavalheiros nas cruzadas e ate mesmo em torneios já no Japão Feudal os samurais tinham código de conduta e preparação militar.
E assim as lutas foram evoluindo e ganhando materiais cada vez mais sofisticados e adquirindo maior técnica e passando a fazer parte dos processos educacionais e esportivos da sociedade atual . E falando em atualidade, com o avanço de outras tecnologias a luta passou a fazer parte de filmes, jogos computadorizados e desenhos animados.
Também se faz objeto de estudo na Educação Fisica e na formação de profissionais com conhecimento das mais diversas manifestações das lutas em cada sociedade.

Atuação profissional:

AS lutas/artes marciais e os campos de atuação profissional e acadêmico- científico  na Educação Fisica
A procura pelas lutas e artes marciais tem ocorrido no ambiente escolar, como forma de atingir os objetivos da EF escolar; em ambientes não escolares como academias, clubes para a aquisição de conhecimento e técnica sobre determinada luta como judô, boxe, caratê entre outras e também para melhorar o condicionamento físico; e ainda é procurada nos esportes 
como formação de atletas capacitados para competirem com técnica, tática e ainda condicionado fisicamente.
Devido a essa procura é preciso desenvolver pesquisar dentro de universidades para preparar os futuros profissionais de EF e ainda ampliar o conhecimento sobre: adesão, avaliação e preparação física e aprendizagem de técnicas especificas de cada luta e/ou arte marcial.
Na educação superior a luta se encontra em duas situações:

1) Na formação de licenciados (futuros professores)- onde estudarão a luta como forma de manifestação e expressao corporal dentro da escola.

2 )No bacharelado-onde cada profissional deverá saber classificar as lutas desde como surgiram, como uma derivou de outra e ainda aspectos corporais como lesões, peso, psicológicos entre outros.
As lutas nos cursos de ensino superior de EF
Como dito antes, cada formação tem a sua direção para o mercado de trabalho, sendo assim casa uma devera estudar especificamente para o tipo de trabalho a ser realizado. Porem ainda há poucos docentes para atuarem em todos os cursos que oferecem essa matéria, sendo a maioria pessoas que tiveram contato como praticantes. Já há estudos sobre lutas como os autores referentes nesse artigo base( Lutas,artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências, e abordagens no currículo de ef. – Fabricio Boscolo Del Vechio) para a produção desse texto, porem muito ainda se precisa estudar inclusive teses e dissertações, pela falta desses estudos que ainda se tem um problema, o fato dos docentes serem praticantes há   direcionamento mais para a qual ele praticou.

Vivências práticas no curso de EF

Para adquirir as técnicas corporais exigidas em cada luta é necessário de 5 a 10 com pratica de  carga horário de mais ou menos 45 min cada aula, sendo assim, segundo a analise de Del Vechio sobre Tani (1996), os graduandos precisam aprender mais como buscar esses objetivos que a EF exige ao invés de tentar aprender algumas técnicas, para que ele sabendo buscar meios de aprender possa buscar apenas o que lhe será necessário e assim adquirindo um conhecimento muito maior.
Segundo Tani, muitas vezes o conhecimento teórico é mais importante pelo fato de que ele sabendo como funciona é mais fácil de ele trabalhar o físico, porem há situações e situações, numa aula de EF escolar, o professor, trabalhara princípios básicos como praticas de domínio, chutes, socos em um alvo estático, depois alvo móvel mais tarde velocidade e força dos chutes  e socos etc. o que não necessita que o profissional seja tão capacitado, já nas academias clubes um profissional que vai trabalhar com caratê por exemplo, precisará saber todas as técnicas.
Habilidades motoras típicas de lutas/artes marciais na escola
As lutas incorporam ao aluno aptidões como cultura do movimento, disciplina, violência e os benefícios promovidos por esse conteúdo, Del Vechio segundo Faia, Faria & Vasconcelos (2004).
Theeboom  & De Knop (1999) falam que as lutas são implementadas na escola de acordo com a cultura e tradição de cada país.
Já Nakamoto descreve lutas como um jogo no qual um ou mais adversários, podem atacar ou defender a qualquer momento e simultaneamente, desenvolvendo assim, controle corporal, equilíbrio, força, percepção para saber quando atacar quando defender, etc.
Vários outros autores também falam de como trabalhar a luta, porem para simplificar a luta deve ser trabalhada como o movimento em prol do aprendizado da cultura de cada povo, principalmente nas escolas abordando as origens, e porquês, pautados por conhecimentos generalistas e pluralistas.
Sendo assim, a luta deve ser trabalhada de forma que integre corpo e conhecimento, fazendo com que os alunos desenvolvam o físico e armazenem informações culturais ao mesmo tempo, sempre de maneira supervisionada.

Referência: Lutas, artes marciais e esportes de combate: Possibilidades, experiências e abordagens no curriculo da Educação Física. DEL VECCHIO, F.B.; FRANCHINI, Emerson.