domingo, 17 de junho de 2012

AULA DO KATA .

Mais conhecida como luta imaginária.
Com ataques e defesas


Agora a atividade sera feita da seguinte maneira,separados em trios,os alunos tendem a criar um kata,contendo 2 movimentos básicos,1 ataque e 1 de defesa.
 
De acordo com nossas conclusões,essa invensão do kata feita pelo alunos,foi muito importante, ,pois assim tinham q criar seus próprios movimentos e nomes,e percebendo tal dificuldade no encaixe dos golpes e das defesas, assim podiam imaginar,como os mestres criaram os golpes,através de muitos estudos e técnicas.

FUNDAMENTOS : KUMITÊ / KATA

AULA NO DIA DA ENTREGA DOS PLANOS DE AULA - KARATE
-Alunos posicionados em círculo,para a realização do aquecimento.
-Correndo,com várias alternâncias
-Alongamento
-Breve comentário com a turma sobre tecnicismo,e o que foi realizado com a turma na aula passada
 
Deus dicas,de como pode ser feitos raquetes,pode ser feito nas escolas através de papelão!
 
-Vivência com as raquetes,através dos chutes que lhe foram ensinados
bases : chutes
Sombrinha : é um tipo de luta em que não há nenhum tipo de contato,neste modelo os alunos tinham de monstrar o que tinham aprendido nas aulas,tanto os ataques quanto a defesa.

Conceitos históricos e filosóficos


A história do Karatê já é antiga. Como o próprio nome já diz KARA significa vazio, TE significa mãos e DÔ significa caminho, filosóficamente formando o “Caminho das maõs vazias”, usa formas de defesa e meditação utilizando seus próprios membros. E ao mesmo momentos que seus movimentos são rígidos são flexiveis.
“Na china, sob orientação de Dahrma (Bodhidharma), e como os monges passavam muitas horas em meditação, permaneciam muitas horas imóveis, o que aliado ao meios de subsistência, fazia que os monges se tornassem mais volúveis as doenças.” (ORIGEM DAS ARTES MARCIAIS)

            Sabendo disso Dharma buscou iniciar a prática de atividades físicas com estes monges. Tentando assim melhorar sua aptidão física e espiritual. Com a prática destas atividades surgiram três escolas importantes, sendo elas a Shuri-Tê na cidade de Shuri, a Naha-Tê na cidade de Naha e a Tomari-Tê na cidade de Kume.
            Ao longo dos séculos por volta de XIX, está prática passa por significativas alterações técnicas feitas por Matsumura onde passa a ser designada e chamada de Karate. Matsumura teve alguns seguidores como Itosu Anko, Ginchin Funakoshi, Mabuni, Nakayama Asai, onde foram sendo criados novos estilos para a arte.
            No ano de 1922 no Japão, após uma grande apresentação ao público por Ginchin Funaloshi passa a ser considerado o primeiro a renovar esta arte, juntando o Karatê com aspectos físicos do desenvolvimento humano.          

 “As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Podem ser citados exemplos de luta as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até as práticas mais complexas da capoeira, do judô e do karate” (BRASIL, p.70. 1998).