sábado, 22 de setembro de 2012

Exemplos de Planos de Aula de Capoeira 3





Tema: Jogos de cooperação – com iniciação a capoeira.
Conhecimentos prévios dos estudantes: Movimentos básicos de ataque e defesa da capoeira de forma mais elaborada.

Objetivo Geral: Construir e reconhecer os movimentos mais elaborados da capoeira.

Objetivos específicos:
 
- Interagir, dentro do ambiente escolar, adotando atitudes de respeito, na tentativa de superar inibições e/ou atitudes de preconceito/discriminação;
 
-Realizar trabalhos em grupos na tentativa de melhor interação dos alunos;
 
-Estimular a capacidade de memorização das crianças;
 
Conteúdos: Fundamentos mais elaborados da capoeira junto com atividade de memorização.
 
Procedimentos metodológicos: - Inicialmente o professor irá dividir a sala em dois grupos.Um de cada vez irá realizar um dos movimentos realizados em aula,movimentos de ataque,defesa e floreio.Assim que realizar um movimento,volta para a sua equipe, assim um integrante de outra equipe terá de realizar o movimento que já foi feito e fazer um movimento de sua escolha,e assim sucessivamente,ganha a equipe que conseguir memorizar mais movimentos.Jogo da Memória,duração de 10 min.Após,os alunos irão aprender o esporão,primeiramente parados,depois encaixado na ginga,na música,e depois em duplas um terá de realizar o esporão e o outro uma das esquivas ensinadas nas aulas anteriores.Assim partiremos para as defesas,e nessa realizaremos a esquiva lateral avançando,com o mesmo procedimento pedagógico citado acima.Duração de 20 min.Partindo para a parte dos floreios,os alunos ficarão em fila,e com a ajuda do professor realizarão de forma pedagógico o beija flor,e aqueles que se sentirem seguros poderão realizar sem ajuda do professor.Duração 15 min.
 
Avaliação da aula e seus objetivos: - A avaliação será feita de forma analítica do professor, onde ele deverá observar se os alunos participaram integralmente da aula e se colaboraram com os colegas.
 
Materiais: Rádio ou outro aparelho que toque musicas, músicas, cd; pendrive ou qualquer tipo de mídia que armazene musicas.
 
Referências: http://niltonzumba.blogspot.com.br/2009/02/75-atividades-recreativas.html


Exemplos de Planos de Aula de Capoeira 2


Tema: Jogos de cooperação – com iniciação a capoeira.
Conhecimentos prévios dos estudantes: Movimentos básicos de defesa da capoeira agregados à música.

Objetivo Geral: Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de desafios corporais dos movimentos basicos de ataque e defesa da capoeira.

Objetivos específicos:

-Vivenciar a musicalidade já estimulada;
 
- Interagir, dentro do ambiente escolar, adotando atitudes de respeito, na tentativa de superar inibições e/ou atitudes de preconceito/discriminação;
 
-Realizar trabalhos em grupos na tentativa de melhor interação dos alunos;
 
Conteúdos: Fundamentos básicos da capoeira encaixado nas músicas.
Procedimentos metodológicos: -Inicialmente o Professor irá juntamente com os alunos relembrar os diferentes tipos de ritmos da música.Duração de 10 min.Após os alunos irão aprender a juntar os golpes de ataque e defesa,ou seja,ao mesmo tempo que estão se defendendo já contra atacam,realizando a esquiva básica,negativa e role.Assim que conseguissem realizar os movimentos individualmente,realizarão em duplas já colocando os movimentos que foram aprendidos nas aula anteriores,e depois os movimentos na música.Duração 20 min.Assim que realizarem,os alunos aprenderão de forma pedagógica a realizar a queda na rinha,movimento de floreio que pode tanto sair de um ataque ou uma defesa,na tentativa de enganar o adversário.Duração 10 min.
Avaliação da aula e seus objetivos: - A avaliação será feita de forma analítica do professor, onde ele deverá observar se os alunos participaram integralmente da aula e se colaboraram com os colegas.
Materiais: Rádio ou outro aparelho que toque musicas, músicas, cd; pendrive ou qualquer tipo de mídia que armazene musicas.
Referências: http://niltonzumba.blogspot.com.br/2009/02/75-atividades-recreativas.html



 
 

Exemplos de Planos de Aula de Capoeira

Tema: Jogos de cooperação – com iniciação a capoeira.
 
Conhecimentos prévios dos estudantes: Movimentos básicos de defesa da capoeira.
 
Objetivo Geral: Vivenciar, reconhecer e reconstruir a prática corporal da capoeira.
 
Objetivos específicos:


- Vivenciar a musicalidade existente na capoeira.
- Reconhecer uma prática que pode ser utilizada no tempo livre.
- Participar de prática que possibilitem o reconhecimento do corpo, lateralidade, e espaço.
- Desenvolver ritimicidade e resolução de problemas.
- Interagir, dentro do ambiente escolar, adotando atitudes de respeito, na tentativa de superar inibições e/ou atitudes de preconceito/discriminação.
 
- Adquirir atitudes de respeito e sem desrespeito na ajuda com os colegas.  
 
Conteúdos: Movimentos da capoeira e suas músicas.
 
Procedimentos metodológicos: - Inicialmente, o professor irá relembrar os fundamentos básicos de defesa, já aprendidos anteriormente,com duração de 10 min.Depois, será distribuído na sala arcos sobre todo o espaço,sendo que cada arco terá de ser um movimento de ataque e um de defesa,ex: Os arcos vermelhos serão movimentos de ataque,os amarelos de defesa. Após será colocado musicas e os alunos deverão se locomover batendo palmas no ritmo da música, quando o som parar os alunos deverão entrar no arco mais próximo com algum modo de posição básica defensiva e ofensiva. . Ao inicio da musica os alunos voltam a se locomover e o professor retira um dos arcos, assim sucessivamente, até sobrar um arco apenas, cada vez que um arco é retirado os alunos devem dar um jeito de se colocarem todos dentro dos arcos restantes. Quando não se puder mais fazer a posição de defesa e ataque, apenas deve-se tentar colocar todos dentro dos arcos.Duração de 20 min.Assim que terminar,os alunos ficarão em fila e de forma pedagógica realizarão a “Ponte”,aqueles que já possuem facilidades em realizar a ponte terão de caminhar.Duração 10 min.
 
Avaliação da aula e seus objetivos: - A avaliação será feita de forma analítica do professor, onde ele deverá observar se os alunos participaram integralmente da aula e se colaboraram com os colegas.
 
Materiais: Rádio ou outro aparelho que toque musicas, músicas, cd; pendrive ou qualquer tipo de mídia que armazene musicas, e arcos.
 
Referências: http://niltonzumba.blogspot.com.br/2009/02/75-atividades-recreativas.html