Muito mais do que defesa e ataque as lutas desenvolvem valores morais e socias e transforma um corpo inativo em um corpo educado e com percepção própria em relaçao a si e aos proximos.

sábado, 3 de março de 2012
2° Aula Prática
Nesta aula prática,começamos o aquecimento da seguinte maneira. A professora,escolheu um aluno para ser o aranha,essa brincadeira é como se fosse um pega-pega,porém o pegador só poderia "correr" em quatro apoios,ou seja,apenas com as mãos e pés enconstados no chão.E os demais poderiam correrr normal,mas a partir do momento que o pegador,o "aranha",encostasse nele,ele tinha que ajudá-lo a pegar os demias colegas,porém andando em quatro apoios.
Após o aquecimento,a professora dividiu a sala em duas equipes,alunos que estavam de camisetas brancas e outros com camisetas pretas.Cada grupo ficou em linhas,atrás de uma demarcação que ela fez.No meio dos grupos,ela colocou uma bola ao centro,e cada aluno ganhou um número,assim que ela chamasse um determiando número,um integrante de cada equipe tinha que ir de joelhos até a bola,e coloca-lá dentro do arco,que cada equipe tinha,como se fosse marcar um gol.Com isso os alunos desenvolviam as ações motoras de de rapidez e ateñção,conquistas de objeto.
Na segunda parte da aula,ainda com os mesmos grupos.A Professora fez outra demarcação ao centro,cada lado foi colocado um bola,e os alunos tinham q proteger a bola,mais se o adversário entrasse no campo do outro,o aluno poderia imobilizar ele,arranjar uma maneira dele não pegar na bola,ganhava a equipe que conseguisse trazer a bola para o seu campo.Detalhe os alunos não podiam ficar de pé.Desenvolvendo assim as ações motoras se imobilizar,agarrar,desequilibar.Resistir e livra-se.
A segunda brincadeira,foi baseada na que foi citada acima,o detalhe era,onde encontrava-se a bola,os alunos do time adversário ficavam imunes,ou seja,não poderiam ser imobilizados,e continha o mesmo objetivo,ganhava a equipe que conseguia levar a bola até o seu campo.Desenvolvendo as ações motoras de imobilizar,agarrar,desiquilibrar.Resistir e livrar-se.
O segundo aquecimento,também realizado de forma lúdica,tem quase a mesma finalidade que o "Aranha",citado acima.Porém,essa brincadeira se chama "Saci",o pegador,saci,tinha que pegar os outros colegas,correr atrás,apenas com uma perna só,e os outros poderiam correr normal,assim que o pegador,encostasse em um colega,ele deveria ajudá-lo a capturar os outros,detalhe com uma perna só.
Após o aquecimento,a professora dividiu a sala em duas equipes,alunos que estavam de camisetas brancas e outros com camisetas pretas.Cada grupo ficou em linhas,atrás de uma demarcação que ela fez.No meio dos grupos,ela colocou uma bola ao centro,e cada aluno ganhou um número,assim que ela chamasse um determiando número,um integrante de cada equipe tinha que ir de joelhos até a bola,e coloca-lá dentro do arco,que cada equipe tinha,como se fosse marcar um gol.Com isso os alunos desenvolviam as ações motoras de de rapidez e ateñção,conquistas de objeto.
Na segunda parte da aula,ainda com os mesmos grupos.A Professora fez outra demarcação ao centro,cada lado foi colocado um bola,e os alunos tinham q proteger a bola,mais se o adversário entrasse no campo do outro,o aluno poderia imobilizar ele,arranjar uma maneira dele não pegar na bola,ganhava a equipe que conseguisse trazer a bola para o seu campo.Detalhe os alunos não podiam ficar de pé.Desenvolvendo assim as ações motoras se imobilizar,agarrar,desequilibar.Resistir e livra-se.
A segunda brincadeira,foi baseada na que foi citada acima,o detalhe era,onde encontrava-se a bola,os alunos do time adversário ficavam imunes,ou seja,não poderiam ser imobilizados,e continha o mesmo objetivo,ganhava a equipe que conseguia levar a bola até o seu campo.Desenvolvendo as ações motoras de imobilizar,agarrar,desiquilibrar.Resistir e livrar-se.
sexta-feira, 2 de março de 2012
Conceito De Lutas
Antes de tudo é melhor saber a DIFERENÇA entre Lutas , Arte Marcial e Jogos de Combate.
LUTAS : É um jogo de oposição,entre duas ou mais pessoas.Deve usar meios de ataques e defesas,dedrrotar o oponente. Precisa necessariamente do oponente e tudo acontece simultaneamente.

ARTE MARCIAL: Além da classificação da luta,inlclui uma filosofia de vida,de cultura de um povo.
JOGO DE COMBATE: Rigido por uma federação esportiva.
Sabendo isso vamos classificar as Lutas como :
TIPO DE GOLPE
--> PERCUSSÃO : Apenas toca o adversário,com socos e chutes. EX: KARATÊ
.
--> DOMÍNIO: Tem como objetivo dominar o oponente,agarrando principalmente. EX: JIU JITSU.
--> MISTAS : Envolve golpes de percussão e domínio na mesma luta. EX: MMA.
As Artes Marciais em si,possui duas origens: Ocidental e Oriental.
Origem OCIDENTAL :
Da Grécia antiga, dos Jogos Olímpicos da antiguidade,como o Pancrácio,que tinha como objetivo encostar as costas do adversário no chão.
Origem ORIENTAL:
Um homem indiano,chamado de Bodhidharma,foi para a China para atuar no budismo com alguns monges,chegando lá se deparou com a fragilidade física dos monges.Então aplicou atividades de fortalecimento entre eles,surgindo o KUNG FU entre outras lutas,baseadas em técnicas respiratórias ,e alguns golpes através da observação nos animais.
** Bodhidharma.
** Monges.
** Inspirado nos Animais.
Distância dos Golpes.
--> CURTA : Modalidades com domínio,diretamente ao adversário.
--> MÉDIA: Lutas de percussão,com ataques através de chutes e socos.
--> LONGA: Além de ser de percussão,acrescenta um equipamento.
LUTAS : É um jogo de oposição,entre duas ou mais pessoas.Deve usar meios de ataques e defesas,dedrrotar o oponente. Precisa necessariamente do oponente e tudo acontece simultaneamente.

ARTE MARCIAL: Além da classificação da luta,inlclui uma filosofia de vida,de cultura de um povo.
JOGO DE COMBATE: Rigido por uma federação esportiva.
Sabendo isso vamos classificar as Lutas como :
TIPO DE GOLPE
--> PERCUSSÃO : Apenas toca o adversário,com socos e chutes. EX: KARATÊ
.
--> DOMÍNIO: Tem como objetivo dominar o oponente,agarrando principalmente. EX: JIU JITSU.
--> MISTAS : Envolve golpes de percussão e domínio na mesma luta. EX: MMA.
As Artes Marciais em si,possui duas origens: Ocidental e Oriental.
Origem OCIDENTAL :
Da Grécia antiga, dos Jogos Olímpicos da antiguidade,como o Pancrácio,que tinha como objetivo encostar as costas do adversário no chão.
Origem ORIENTAL:
Um homem indiano,chamado de Bodhidharma,foi para a China para atuar no budismo com alguns monges,chegando lá se deparou com a fragilidade física dos monges.Então aplicou atividades de fortalecimento entre eles,surgindo o KUNG FU entre outras lutas,baseadas em técnicas respiratórias ,e alguns golpes através da observação nos animais.
** Bodhidharma.
** Monges.
** Inspirado nos Animais.
Distância dos Golpes.
--> CURTA : Modalidades com domínio,diretamente ao adversário.
--> MÉDIA: Lutas de percussão,com ataques através de chutes e socos.
--> LONGA: Além de ser de percussão,acrescenta um equipamento.
Aula de Lutas: 16/02/2012
A Aula teve inicio com a professora Keith esplicando a diferenças entre lutas , artes marciais e brigas.
As lutas tem todo um processo de Mutualidade, comtem regars ,técnica e tatica.
As artes marciais é um processo que envolve as praticas culturais o regionalismo e tem um filosofia de vida.
As brigas são normalmente atitudes geradas ou guiadas por um sentimento ruim que não envolve a questão do respeito ao proximo do controle do equilibrio e da convivencia com as diferenças que as Lutas passam .
Aula Pratica:
Deu-se incio com um auqecimento onde o objetivo era ter o conhecimento e fazer o reconhecimento e adptação as lutas.
Cada aluno falava o seu nome e demonstrava um posição de alguma lutas que conhecia
A atividade Seguinte era realizada em Duplas os alunos deveriam tentar encostar no Joelho Ombro e Barriga do adverssario mas ao mesmo tempo deveriam se defender .
Segunda Atividade: Luta de Dominio com emplemento ( bola)
Realizada em duplas os adverssario sentavam-se de costas um para o outro e ao sinal dado pela professora agarrava-se o emplemento( bola) essa atividade pode ser realizada de outras formas como os adverssarios em distancias diferentes , perto do emplemento de joelho e etc.
Terceira atividade: Lutas corpo a Corpo onde o objetivo principal era fazer com que o adverssario enconstase as costas no chão , so que para dificultar não poderia levantar teria que ser realizada com os joelhos no chão..
O Objetivo Geral da aula era dar o incio a sociabilização e interação dos alunos para com a professora e assim ela nos transmitir o conhecimento de lutas e fazer com que entendem-se que lutas não como algo ruim como uma forma de sobrevivencia do mais forte mais sim como apratica de um esporte que visa a Respeito mutuo como principal " arma" para o ser Humano..
A Aula teve inicio com a professora Keith esplicando a diferenças entre lutas , artes marciais e brigas.
As lutas tem todo um processo de Mutualidade, comtem regars ,técnica e tatica.
As artes marciais é um processo que envolve as praticas culturais o regionalismo e tem um filosofia de vida.
As brigas são normalmente atitudes geradas ou guiadas por um sentimento ruim que não envolve a questão do respeito ao proximo do controle do equilibrio e da convivencia com as diferenças que as Lutas passam .
Aula Pratica:
Deu-se incio com um auqecimento onde o objetivo era ter o conhecimento e fazer o reconhecimento e adptação as lutas.
Cada aluno falava o seu nome e demonstrava um posição de alguma lutas que conhecia
A atividade Seguinte era realizada em Duplas os alunos deveriam tentar encostar no Joelho Ombro e Barriga do adverssario mas ao mesmo tempo deveriam se defender .
Segunda Atividade: Luta de Dominio com emplemento ( bola)
Realizada em duplas os adverssario sentavam-se de costas um para o outro e ao sinal dado pela professora agarrava-se o emplemento( bola) essa atividade pode ser realizada de outras formas como os adverssarios em distancias diferentes , perto do emplemento de joelho e etc.
Terceira atividade: Lutas corpo a Corpo onde o objetivo principal era fazer com que o adverssario enconstase as costas no chão , so que para dificultar não poderia levantar teria que ser realizada com os joelhos no chão..
O Objetivo Geral da aula era dar o incio a sociabilização e interação dos alunos para com a professora e assim ela nos transmitir o conhecimento de lutas e fazer com que entendem-se que lutas não como algo ruim como uma forma de sobrevivencia do mais forte mais sim como apratica de um esporte que visa a Respeito mutuo como principal " arma" para o ser Humano..
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Ensino das Lutas
As Lutas trazem consigo uma constante bagagem cultural,cujo,eram destacadas principalmente nas guerras,em ritos,em bagagens religiosas,atividades físicas,entre outras,sento tanto oriental quanto ocidental.Presente em diversos cenários do setor pedagógico do esporte,representada por diversos personagens,trazendo consigo diferentes meios culturais,físicos,filosóficos,rituais,disciplinas,condutas,aspectos relacionados ao corpo,movimentos,passíveis de serem transmitidos,preservados e reorganizados com à necessidade de cada contexto (BENTO,GARCIA,GRAÇA,1999; PAES ,2002).
Por uma tal abrangência,classifica-se as Lutas como uma série de critérios a serem seguidos e praticados,são eles: Objetivos de um combate,tipo de contato entre os oponentes,suas ações motoras,distância entre os oponentes,tipo de metas nos enfrentamentos.Esses critérios unem as lutas,ao mesmo tempo as diferencia.Segundo Espartero (1999) , classificar as lutas promove sérias organizações de elementos e categorias,permitindo estabelecer uma diferença entre eles,onde,facilitara o ensino e o método mais adequado a ser aplicado.
Nos Jogos Desportivos Coletivos (JDC) ,Bayer (1994),e Teodoresco (1984),reconheceram para cada modalidade uma “lógica interna”,regida por regras na solicitação de condutas,sendo ela de maneira particular ou até mesmo em equipes.Esse autores revolucionaram os Jogos Desportivos Coletivos (JDC),permitindo pensar em uma base dominador,transferível a diferentes modalidades e à especialização de cada uma delas.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Buscou-se absorver o maior numero de informações,a serem colhidas em relatos orais dos sujeitos,discutindo e avaliando seus conteúdos (THOMAS,NELSON,2002).Para tal foram utilizadas entrevistas semiestruturadas(TRIVIÑOS,1987),junto com professores e mestres de tais modalidades: Judô,Jiu Jitsu,Taekwondo,Karatê,Kendo e Esgrima.Todos os entrevistados possuem graduação e pós-graduação em Educação Física e em Artes Marciais.
LUTAS E SUAS CLASSIFICAÇÕES:
Para Espartero (1999),as lutas podem ser categorizadas como “ Esportes de Luta com agarre”,”Esportes de Luta com golpes” e “ Esportes de Luta com implemento”.
Na primeira categoria,o agarre seria uma ação básica com o objetivo comum entre as modalidades,podendo ser subdividida da imposição inicial do agarre ou da não imposição do agarre.O Esporte de Lutas com Golpes,é subdivida de acordo com os golpes,sendo com o punhos,pernas ou mãos e pernas conjuntamente.Esporte de Lutas com Implemeto,tem como objetivo tocar o adversário com um implemento,exemplo: espada. Espartero (1999).
De acordo com as variantes modalidades de lutas,possuíram suas diversas táticas específicas como uma luta de punhos,dificilmente usará as pernas,mais o aluno terá de vivenciar essas diferentes modalidades,diferentes táticas,considerando seus detalhes e assim a classificação de cada Luta,podendo ser uma luta “Com Agarre”,”Sem Agarre”,classificação de Ramirez,Dopico e Iglesias (2000),assemelhando-se a Espartero (1999).Já Henares (2000),divide as ações motoras em “Derrubar o adversário”,”Golpear” e “Tocar”,baseando-se nos autores citados acima.
Baseado em autores do JDC ,(BAYER,1994;GARGANTA,1995;GRAÇA,1995;TAVARES,1995), NAKAMOTO et. AL (2004),considera luta uma categoria de jogo, regida pela lógica e características específicas de ataques e defesas,contendo ataques simultâneos.Entretanto definem quatro tipos de luta em função e relação dos lutadores,contendo “alvo” e “meta”.O alvo em si,é caracterizado com o objetivo a ser atingido e definido,tocando e segurando,enquanto a meta é caracterizada por atingir o alvo,sendo direta ou indireta.
Quando a meta é direta,pode-se segurar ou tocar o corpo do adversário para pontuar ou finalizar a luta.Se for de forma indireta,pode se tocar e segurar,sendo um meio de finalização da luta.
PRINCÍPIOS CONDICIONAIS:
• Contato Proposital
• Fusão Ataque/Defesa
• Imprevisibilidade
• Oponente(s) /Alvo(s)
• Regras
Esses são os Princípios condicionais, modelo proposto por Beyer (1994) de buscar a existência de denominadores em comum para o fenômeno Luta, são esses aspectos indispensáveis para que seja caracterizada como luta, assim diferenciando dos demais.
Contato Proposital: ocorre de varias formas: (mãos, pernas, braços, corpo inteiro ou mediado por um implemento; contínua ou intermitentemente), essencial para a luta e seu resultado final, esse principio exige o toque físico dos praticantes ( intenção/propósito).
Fusão Ataque/Defesa: como nos esportes coletivos as lutas devem obrigatoriamente te a ação de ataque e de defesa, oque difere uma prática da outra é que na luta o ataque pode estar ligado à defesa dificultando às vezes definir se o oponente esta atacando ou defendendo, já nos esportes coletivos não, quando um time ataca o outro somente se defende até a próxima possibilidade de ataque.
Imprevisibilidade: ação devido à interdepência dos lutadores, por mais que se planeje ou estude, sempre haverá um novo planejamento ou estudo do combate, pois se dependem muito dos movimentos de ataque e defesa de ambas as partes para que se defina a melhor estratégia de combate. Essa imprevisibilidade faz com que o
pensar a luta seja tão importante quanto o realizar a ação da luta.
Oponente/Alvo:isso implica dizer que o alvo, além de ser móvel, também pode executar ações de ataque e defesa. É essa condição que justifica o contato como uma exigência e que fundamenta a imprevisibilidade de um combate. Com o alvo personificado no adversário, a luta torna-se incondicionalmente imprevisível.
Regras: estão presentes em qualquer manifestação de lutas, devendo assim ser cumpridas e respeitadas para que possa haver o combate, proibições e permições são de essencial importância para que possa ser traçada a tática de combate, existem diferentes regras de acordo com cada modalidade sendo assim algumas permitida em uma modalidade e proibida nas demais, cada modalidade recebe suas regras especificas.
Assim, a partir dos princípios condicionais, podemos criar e legitimar inúmeras práticas como parte do conhecimento Luta, o que torna este universo ainda mais amplo e possível de ser ensinado, não somente por meio de suas especificidades, mas principalmente por todas as características que se têm em comum.
DAS ESPECIFICIDADES AOS PRINCÍPIOS COMUNS:
O termo Luta abrange uma série de modalidades que passaram por um processo de técnicas baseadas em regras comuns de cada tipo de Luta,onde tornou-se uma tradição,transmitidas em diferentes meios culturais.Cada modalidade carrega consigo sua história,sua personalidade,origem,vestimenta e principalmente suas características,mesmo assim,existindo fatores concretos que as diferenciam,entretanto alguns fatores as tornam comuns.
No decorrer da entrevista,sobre a diferenciação de cada tipo de Luta,os entrevistados demonstraram uma convergência de idéias,no que se refere ao contato entre os oponentes:
[...] acho que a maioria das lutas que tem contato
físico direto, Judô... tanto o Judô quanto o Jiu-
Jitsu acho que um completa o outro [...] Jiu-Jitsu
brasileiro ele se completa com o Judô porque o
Judô também tem luta no solo [...] agora quanto às
outras lutas, a luta Greco romana [...] a luta de
contato, a Luta livre, o Sumô também é uma luta de
contato como várias outras lutas [...] (E1).
[...] em algumas características, em algumas projeções
que tenham o contato mesmo, por exemplo,
do karatê para o judô tem algumas características
bem comuns, bem próximas mesmo [...] (E2).
Citam uma série de modalidades,na qual,o contato entre os oponentes podem variar de acordo com o regulamento,mas é parte lógica interna da luta.Algumas habilidades são recorrentes no repertório de diversas modalidades,podendo ser complementares umas as outras.Podendo facilitar o aprendizado de uma certa modalidade,pode se conter o melhor aperfeiçoamento de uma outra modalidade.Além de conter uma certa igualdade entre os movimentos,algumas lutas possuem uma igualdade histórica e filosófica,onde cada uma possui características básicas de ensinamento,métodos psíquico e motores.
Uma modalidade de curta distância possui um espaço praticamente
nulo entre os oponentes e, para a realização das técnicas e
alcance dos objetivos da luta, é necessário que os praticantes se
coloquem em contato direto (contato como um meio para o fim).
A distância média seria um espaço moderado que permite a
aproximação em situações de ataque entre os oponentes, pois a intenção
e o propósito ofensivo vão determinar a distância entre os lutadores.
Os golpes caracterizam o contato e não dependem dele para acontecer
como na curta distância (o contato é um fim e não o meio).
Já na longa distância, definida pela presença de um
implemento, deve haver uma distância maior entre os oponentes
para que os mesmos possam manipular de forma adequada esse
implemento, fazendo com que o contato entre eles seja através de
uma espada, por exemplo (contato também é um fim).
Os entrevistados estabelecem as diferenças contidas nas lutas através da distância entre os oponentes.
A ênfase de determinado Grupos Situacionais,é determinado pelas regras.Delimitam o contato,distâncias,e situações mais corriqueiras. Pode-se chegar a uma definição
de Luta que abrange suas manifestações e pontos comuns,
que, quando unidos às abordagens, definições e classificações estudadas
neste artigo, permitem uma conceituação deste fenômeno.
A prática corporal imprevisível é determinada por um estado de contato, que pode ser possibilitado a partir de duas pessoas enfrentarem umas as outras, utilizado de formas ofensivas ou defensivas, havendo assim uma combinação de regras para ambas as partes, para que possam ser identificados seus respectivos ganhadores e perdedores.
A entrevista mostrada revela também outras variedades na luta que seriam os katas ou katis, que são movimentos de formas combinadas com adversários imaginários. Que podem ser vistos de uma forma de uma coreografia que podem ser ensaiados e aperfeiçoados.
Visando a necessidade do esforço do indivíduo pois se caracteriza também como uma maneira de manifestação esportiva, através de competições de alto rendimento ou de ensaios esportivos no processo ensino-aprendizagem para o aperfeiçoamento de lutas entre oponentes
Nos métodos de aprendizagem,treinamentos e até mesmo nas competições,sem uma certa interferência direta de seu oponente,estes são compreendidos como um estado de oposição simulada,porém não dependem de parceiros ou adversários para assim serem desenvolvidas.
As formas dependem de cada modalidade,podendo ou não serem executados sozinhos ou com adversários,definidos por movimentos técnicos,ataque e defesa.As finalidades das formas é relacionada de acordo com as tradições de movimentos,mais muitos deles hoje não é muito utilizado pelos praticantes da modernidade.
Com base nas falas dos entrevistados, o termo pode ser definido
da seguinte maneira:
FORMAS: Combinação de elementos e técnicas tradicionais, que
expressam a essência dos movimentos das Lutas, arranjados numa
sequência pré-estabelecida, podendo ser executada na presença de
adversários reais ou imaginários.
Após conseguirmos entender através dos entrevistados toda sua complexidade que as Lutas possuem, foi possível pensar em uma proposta de organização deste conhecimento. Mais do que ordenar o conhecimento ou dividi-los em classes é necessário a contribuição para os atuais e futuros processos no ensino-aprendizagem das Lutas no que diz respeitos aos seus respectivos personagens.
O sistema pode apresentar algumas complexidades de interação entre as Lutas e suas manifestações. Podendo assim transcender a linearidade das classificações apresentadas, pensando em um ensino global que possa dar enfoque aos princípios condicionais das Lutas e seus aspectos entre as modalidades. Organizando a distancia entre os oponentes que podem ser curta, média e longa antes de aprimorar as especificidades das modalidades tradicionais das Lutas.
Referência: Ensino das lutas, dos princípios condicionais aos grupos situacionais. GOMES, Mariana S. P.; MORATO, Marcio P.; DUARTE, Edison;ALMEIDA, J.J.G.
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