sexta-feira, 15 de junho de 2012

Plano de Aula 3

Objetivo Geral: Ensinar uma nova modalidade de luta aos alunos chamada Karatê

Conhecimentos prévios dos estudantes: Domínio das ações motoras de locomoção, e conceitos aprendidos anteriormente sobre a origem do Karatê

Objetivos Específicos:

 

- Reconhecer as possibilidades corporais de si mesmo, respeitando suas próprias limitações.

 

- Interagir com os colegas, respeitando o espaço de cada um.

 

- Vivenciar outra forma de prática do caratê.


Conteúdos:

- Técnicas de ataque do Karatê.

Procedimentos Metodológicos:

 

- O aquecimento dos alunos será utilizado da brincadeira onde a professora irá amarrar uma bexiga em cada pé do aluno e ao sinal dela eles deverão estourar a bexiga um do outro, a criança que tiver uma das bexigas estouradas terá que pular em uma perna só, e quando estourar as duas bexigas o aluno deverá continuar tentando estourar a dos colegas, até que se acabem as bexigas, duração desta atividade é de 10 minutos. Será feito um circuito onde 5 alunos irão segurar o escudo em lugares alternados e os demais alunos irão ficar em fila e um a um será dado o sinal pela professora e irá chutar o escudo de proteção hora com o peito do pé, com a parte lateral do pé e com a sola do pé, conforme movimentos já ensinados na primeira aula, sempre respeitando a limitação de cada aluno. Logo após todos os alunos terem participado inclusive os que estavam segurando o escudo de proteção, eles devem inverter a perna, e após inverter eles deverão alternar entre chutas fortes e fracos, utilizando 30 minutos para esta parte da aula. E para volta a calma dos alunos a professora irá pedir para que eles sentem-se ao tatame e fechem os olhos e inspirem e expirem com calma durante uma repetição de 10 vezes, enquanto falam sobre o que aprenderam durante as aulas de caratê, tempo estimado para a volta a calma é de 5 minutos

 

Avaliação da aula e dos objetivos:

 

- A avaliação é feita durante o movimento onde a professora vê se o aluno está executando de forma correta o movimento, caso esteja de forma errada no mesmo momento ela irá ao lado do aluno e lhe ensinar o movimento correto

 

Materiais:

 

- Tatame, escudo de proteção, bexiga e barbante

 

Referencias:

 

- Karatê-Dô meu modo de vida.

 

- O melhor do Karatê

 

 

 

 

 

 

 

Plano de Aula 2, Caratê

Objetivo Geral: Ensinar a nova modalidade de luta aos alunos chamada Karatê

Conhecimentos prévios dos estudantes: Domínio das ações motoras de locomoção, e conceitos aprendidos anteriormente sobre a origem do Karatê

Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento corporal através da alternância dos golpes, além de lateralidade e noção espacial.
- Construir outras possibilidades de movimento, reelaborando as práticas já vivenciadas.
- Interagir dentro do ambiente escolar, aprendendo respeitar o colega.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos em forma prática com a ajuda de colegas e do professor.

- Superar inibições através da apresentação do que foi construído

Conteúdos:

- Técnicas de ataque e defesa do Karatê.

Procedimentos Metodológicos:

- De início será feito um breve aquecimento com os alunos onde será feita a brincadeira do saci. Onde um aluno será o pegador e terá que pegar os demais colegas pulando em uma só perna e quem for pego irá ajudar o pegador até que haja somente um ganhador, o tempo estimado para o aquecimento é de 10 minutos. Após aquecidos a professora irá relembrar o conteúdo da aula  anterior, e após isso,  separa-los em duplas onde será distribuído uma folha de jornal para cada dupla, e ao comando da professora um aluno irá segurar o jornal e o outro ira rasga-lo ao comando da professora irá executar um golpe de ataque aprendido até o momento. Após executar os movimentos as duplas irão alternar em quem segura o jornal para que o outro possa executar. Terminada essa atividade, os alunos, ainda em duplas deverão criar um golpe de ataque e um de defesa, que depois será apresentado para a turma, duração de 30 minutos. E para a volta a calma dos alunos a professora utilizará de uma música lenta e fará os alunos deitar-se ao tatame e fechar os olhos e inspirar e expirar com calma enquanto cada um fala o que aprendeu, ou o que achou da aula. Duração da volta a calma é de 5 minutos


Avaliação da aula e dos objetivos:

- A avaliação é feita durante o movimento onde a professora vê se o aluno está executando de forma correta o movimento, caso esteja de forma errada no mesmo momento ela irá ao lado do aluno e lhe ensinar o movimento correto

Materiais:

- Tatame, jornal e som

Referencias:

- Karatê-Dô meu modo de vida.

- O melhor do Karatê


 

Plano de Aula 1, iniciação ao Caratê na escola


Professoras:  Aliny, Caroline, Karla, Thays e Jéssika

Disciplina: Educação Física

Tema:  Princípios históricos e filosóficos do caratê

Data: 14/06/2012

Horario: 8:00 hrs

Tempo:  45 min.

Idade: 8 e 9 anos.

            Objetivo Geral: Apresentar aos alunos de idade entre 8 e 9 anos os principais conceitos históricos e filosóficos do Karatê



Conhecimentos prévios dos estudantes: Capacidade de compreensão.

Descrição

Objetivos         Específicos


- Vivenciar a história e cultura corporal do Karatê.
- Reconhecer uma prática que pode ser utilizada no tempo livre.
- Participar de prática que possibilitem o reconhecimento do corpo, lateralidade, e espaço.


Conteúdos
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- Origem do Karatê.

Procedimentos Metodológicos


- De início a professora irá passar em forma de slides figuras e fotos de mestres e momentos da luta conhecida como Karatê, logo após a professora perceber o nível de conhecimento dos alunos ela irá fazer a introdução ao assunto, passando aos alunos a origem do Karatê, a filosofia da arte, estilos e principais mestres. A professora irá utilizar do auxilio de pequenos vídeos onde apareça alguns golpes que ela irá ensinar aos alunos na próxima aula, para que os alunos que não possuem nenhum contato com o Karatê possam se sentir situados ao tema abordado na aula. Os vídeos que a professora irá passar aos alunos têm como objetivo despertar o interesse deles para que na próxima aula que será prática eles estejam motivados a fazer a aula. Duração de aula teórica é de 30 minutos. A professora poderá demonstrar alguns golpes aos alunos, mas sem exigência de técnica, somente para que os alunos tenham uma base de como executar o movimento. Sendo eles golpes de ataque e defesa mais simples, como soco alto, médio e baixo, e defesa, como a defesa alta além da posição de luta. E após a professora executar os golpes os alunos podem tentar fazer os mesmos movimentos no tatame. Duração de 15 minutos.

 

Avaliação da aula e dos objetivos

A avaliação será feita de forma conjunta onde a professora irá fazer perguntas aleatórias para os alunos para que eles possam responder e explicar a professora o que eles aprenderam na aula. Fazendo assim uma forma de revisar para os alunos o que foi aprendido durante a aula.

Materiais



Datashow, vídeos, fotos e tatame.

Referencias

 

Livro Karatê-Dô meu modo de vida.