sexta-feira, 15 de junho de 2012

Plano de Aula 1, iniciação ao Caratê na escola


Professoras:  Aliny, Caroline, Karla, Thays e Jéssika

Disciplina: Educação Física

Tema:  Princípios históricos e filosóficos do caratê

Data: 14/06/2012

Horario: 8:00 hrs

Tempo:  45 min.

Idade: 8 e 9 anos.

            Objetivo Geral: Apresentar aos alunos de idade entre 8 e 9 anos os principais conceitos históricos e filosóficos do Karatê



Conhecimentos prévios dos estudantes: Capacidade de compreensão.

Descrição

Objetivos         Específicos


- Vivenciar a história e cultura corporal do Karatê.
- Reconhecer uma prática que pode ser utilizada no tempo livre.
- Participar de prática que possibilitem o reconhecimento do corpo, lateralidade, e espaço.


Conteúdos
- _
- Origem do Karatê.

Procedimentos Metodológicos


- De início a professora irá passar em forma de slides figuras e fotos de mestres e momentos da luta conhecida como Karatê, logo após a professora perceber o nível de conhecimento dos alunos ela irá fazer a introdução ao assunto, passando aos alunos a origem do Karatê, a filosofia da arte, estilos e principais mestres. A professora irá utilizar do auxilio de pequenos vídeos onde apareça alguns golpes que ela irá ensinar aos alunos na próxima aula, para que os alunos que não possuem nenhum contato com o Karatê possam se sentir situados ao tema abordado na aula. Os vídeos que a professora irá passar aos alunos têm como objetivo despertar o interesse deles para que na próxima aula que será prática eles estejam motivados a fazer a aula. Duração de aula teórica é de 30 minutos. A professora poderá demonstrar alguns golpes aos alunos, mas sem exigência de técnica, somente para que os alunos tenham uma base de como executar o movimento. Sendo eles golpes de ataque e defesa mais simples, como soco alto, médio e baixo, e defesa, como a defesa alta além da posição de luta. E após a professora executar os golpes os alunos podem tentar fazer os mesmos movimentos no tatame. Duração de 15 minutos.

 

Avaliação da aula e dos objetivos

A avaliação será feita de forma conjunta onde a professora irá fazer perguntas aleatórias para os alunos para que eles possam responder e explicar a professora o que eles aprenderam na aula. Fazendo assim uma forma de revisar para os alunos o que foi aprendido durante a aula.

Materiais



Datashow, vídeos, fotos e tatame.

Referencias

 

Livro Karatê-Dô meu modo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário