Professoras:
Aliny, Caroline, Karla, Thays e
Jéssika
Disciplina:
Educação Física
Tema: Princípios históricos e
filosóficos do caratê
|
Data: 14/06/2012
Horario: 8:00
hrs
Tempo: 45 min.
Idade: 8 e 9 anos.
|
|||
Objetivo Geral: Apresentar
aos alunos de idade entre 8 e 9 anos os principais conceitos históricos e
filosóficos do Karatê
|
Conhecimentos
prévios dos estudantes: Capacidade de compreensão.
|
|||
|
Descrição
|
|||
Objetivos Específicos
|
- Vivenciar a
história e cultura corporal do Karatê.
-
Reconhecer uma prática que pode ser utilizada no tempo livre.
-
Participar de prática que possibilitem o reconhecimento do corpo,
lateralidade, e espaço.
|
|
||
Conteúdos
|
- _
- Origem do Karatê.
|
|||
Procedimentos Metodológicos
|
- De início a
professora irá passar em forma de slides figuras e fotos de mestres e momentos
da luta conhecida como Karatê, logo após a professora perceber o nível de
conhecimento dos alunos ela irá fazer a introdução ao assunto, passando aos
alunos a origem do Karatê, a filosofia da arte, estilos e principais mestres.
A professora irá utilizar do auxilio de pequenos vídeos onde apareça alguns
golpes que ela irá ensinar aos alunos na próxima aula, para que os alunos que
não possuem nenhum contato com o Karatê possam se sentir situados ao tema
abordado na aula. Os vídeos que a professora irá passar aos alunos têm como
objetivo despertar o interesse deles para que na próxima aula que será
prática eles estejam motivados a fazer a aula. Duração de aula teórica é de
30 minutos. A professora poderá demonstrar alguns golpes aos alunos, mas sem
exigência de técnica, somente para que os alunos tenham uma base de como
executar o movimento. Sendo eles golpes de ataque e defesa mais simples, como
soco alto, médio e baixo, e defesa, como a defesa alta além da posição de
luta. E após a professora executar os golpes os alunos podem tentar fazer os
mesmos movimentos no tatame. Duração de 15 minutos.
|
|
||
Avaliação
da aula e dos objetivos
|
A avaliação será feita de forma conjunta
onde a professora irá fazer perguntas aleatórias para os alunos para que eles
possam responder e explicar a professora o que eles aprenderam na aula.
Fazendo assim uma forma de revisar para os alunos o que foi aprendido durante
a aula.
|
|
||
Materiais
|
Datashow,
vídeos, fotos e tatame.
|
|||
Referencias
|
Livro Karatê-Dô meu modo de
vida.
|
Muito mais do que defesa e ataque as lutas desenvolvem valores morais e socias e transforma um corpo inativo em um corpo educado e com percepção própria em relaçao a si e aos proximos.

sexta-feira, 15 de junho de 2012
Plano de Aula 1, iniciação ao Caratê na escola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário