domingo, 12 de agosto de 2012

PRIMEIRA AULA DO SEGUNDO SEMESTRE

Neste começo de semestre,começamos a trabalhar com a Capoeira!!!! É bom ressaltar os princípios históricos antes de começar as aulas  práticas,para que assim a criança consiga idealizar o princípio histórico ao prático.Para começarmos a aula prática,nada melhor como um aquecimento enfatizando todos os grupos musculares,sendo assim,começaremos um Pega-Pega,cujo,era chamado de "Capitão do Mato".



Já o Capoeira ao ser pego deveria ficar na posição de "Cócoras",sendo utilizado na capoeira como um meio de defesa,e para ser deslocado,os alunos tinham de dar um certo golpe,chamado de "Benção",um tipo de chute.


E assim vai revezando  entre os alunos os devidos Capitão do Mato.Depois de um certo tempo,e ainda continuando com o modo de defesa "Cócoras",porém é alterado o modo de como será descolado,continuando com modo de ataque,entretanto com outro tipo de chute,sendo ele a "Meia Lua de Frente".



Depois do aquecimento nada melhor que um Alongamento,enfatizando os membros inferiores.Posicionando os alunos em circulo e relembrando certos aspectos históricos.E partiremos para os devidos fundamentos básicos que a Capoeira possui,uma delas é a "Base",com ela a Ginga.Para melhor aprendizado dessa base,peça para os alunos,cada um pegar uma corda e formar um triângulo,ou você mesmo,Professor,ja leve o material pronto,podendo ser com recortes de jornais no formato de um triângulo.



e assim,começa a Ginga.Após isso você aumentar o ritmo da ginga e até mesmo encaixando os golpes que foram utilizados no aquecimento,fazendo duplas e fazendo o chamado Ginga Espelhada,onde um ataca e o outro defende e assim por diante.Na capoeira não existe somente os golpes de ataque e defesa,existe também os chamados Floreios,sendo eles o AHU (Famosa estrelinha),Beija Flor,mortais ,entre outros.
Mais para trabalhar com a criança,dependente da faixa etária,tendo uns com mais facilidades e tendo uns com menos dificuldades,mais para não constranger os alunos com menas habilidades,faça com que os alunos realizem os mesmos processos pedagógicos,realizados em 4 tempos. Um exemplo: CHO (coloca um pé na frente) , CO (se colocou perna direita a frente,então mão direita pouco a frente do pé) LA (mão esquerda mais à frente da direita ) e TE ( joga - se a perna) . Então temos CHOCOLATE,4 tempos onde se realizou o ahu de forma lúdica.






Um comentário: